AS CRIANÇAS DO PROJETO SOCIAL RAÍZES DA PIEDADE, DA ESCOLA DE SAMBA UNIDOS DA PIEDADE, RECEBERAM EM SEU ENCERRAMENTO DE ATIVIDADES/2011 A CANÇÃO "PAPAI NOEL NÃO SOBE A FAVELA", UMA HOMENAGEM O EDSON PAPO FURADO QUE SUPEROU PRECONCEITOS VESTINDO-SE DE PAPO NOEL.
ESTE ARTIGO É BASEADO EM FATOS REAIS, DIRECIONADO A TODOS QUE DEFENDEM O DIRECIONAMENTO DA IGUALDADE RACIAL/SOCIAL.
Não seria o Avivar se não desabafasse... Os olhares críticos e preconceituosos, foram constantes ao ver o Edson Papo Furado fantasiado de Papo Noel, algumas vezes ouvi pessoas comentarem com indignação: Nunca vi isso: Papai Noel Negro?
Somos profissionais da estética, antes dos demais títulos e o fato em destaque provoca em nós (Rozi de Sá e Graça de Sá) certa revolta, por isso nos questionamos: Por que tanto (pré) preconceito?
Foi triste perceber que os comentários eram feito por adultos e nenhum momento questionados pelas crianças, que apenas admiravam sem entender muito bem a proposta ou entendendo melhor do que os adultos, que questionavam, afinal quem já não se calou ao perceber que tem razão.
Me lembro que diante das provocações sabiamente Papo Furado virou-se para mim e disse: Calado vence!
Foi então que vieram as interrogações: Será que os adultos nunca foram crianças? ou queiram continuar iludindo as crianças, que se papai noel existir (simbolicamente), tem que ser branco? Gordo? Usar saco de presentes? (...).
Seria mais fácil compartilhar a idéia se os comentários fossem mais maduros e ao invés de ridículos questionamentos. Foi errada a iniciativa de um homem negro vestir-se de "Papai Noel"?
Não foi distribuído presentes, mais carinho e felicidade, por meio da musica. Mais já que desde criança somos iludidos que no Natal temos que acreditar no "Papai Noel" e "ganhar presente", voltamos a questionar: Tem presente melhor do que felicidade?
A idéia da vestimenta foi do próprio Papo Furado que em processo de Organização do Encerramento do Projeto Raízes da Piedade, que faz parte das atividades Sociais da Escola de Samba Unidos da Piedade. Em ritmo de organização o mesmo solicitou a uma das organizadoras, Rozi de Sá para conseguir uma roupa de Papai Noel, logo surgiu o apelido "Papo Noel" e assim foi feito, ao pegar emprestado com Geovana Tabach a roupa.
Magrinho como só o Papo, na hora da arrumação incluímos varias vestimentas por baixo da roupa, porém, lembramos que o calor do Brasileiro não permitia um excesso de roupa...Ah, estamos no Brasil! Nossa realidade é outra...Desta forma nosso Papo Noel começou a caracterização realista: Barba Branca, Bigode natural grisalho, Pele Negra (nada de maquiagem para embranquecimento), bengala de verdade (pois o mesmo usa por necessidade diária), corpo magro, pois o mesmo quiz vestir-se de forma especial para cantar samba para as crianças dos Morros da Piedade e Fonte Grande, que encerravam o primeiro ano de projeto social, onde tiveram dentre inúmeras atividades aulas de ritmistas de bateria de escola de samba, Estética e imagem pessoal, Yoga, Origami, Samba de quadra, Mestre Sala e Porta Bandeira. No final da apresentação da bateria mirim e das passistas foi a vez do interprete emocionar a todos com o SAMBA "PAPAI NOEL NÃO SOBE A FAVELA".
Para quem não conhece a sede da Escola de Samba Unidos da Piedade informamos que ela fica no Chapéu do Lado, entre os Morros da Piedade e da Fonte Grande e para se chegar ao local onde acontecem as atividades do projeto é preciso passar pela Rua 7 de Setembro, que aos sábados recebe um maravilhoso grupo de feirantes que trazem frutas, verduras, carnes e outros condimentos para serem adquiridos pelos moradores da região.
Independente da feira a Rua 7 é marcada pela boemia que se reúne pelo simples prazer de curtir um "Papo Furado" que para nós é coisa séria.. .e como estamos entre as felizes comunidades sempre temos algo a comemorar e fazemos isso com muito respeito através do Samba... da Alegria...do respeito aos compositores e músicos que por ali perpassam.
Para encerrar as atividades as crianças fizeram um cortejo musical, entre os feirantes, fazendo uma referencia aos demais músicos da Feira da Rua 7 de Setembro, em frente ao Bar do Ney, ao lado da Galeria Boulevard (AVIVAR) e entregando o Papo Noel, para que a festa continuasse. LINDO MOMENTO!
O Samba da Xepa ficou um destaque a parte:
Os músicos Betinho Capoeira, Xoroca, Dr. Renato, Izaias Santana, Everton Martins, Pé-de-pano, Dedê, Gedisson, Farley, Fabiano, Rodrigo, dentre outros estavam estilizados de ajudante de PAPO NOEL, com gorros vermelhos referenciando a ocasião. Nesta referencia fica o recado para os apreciadores desta comunidade (COMUM-UNIDADE DO CENTRO DE VITÓRIA), que essa nova geração (crianças do projeto) compreendem a importância do Samba e dos Sambistas, da região e desde cedo estão assumindo a missão de continuar este precioso ato de amor que existe ligados por meio da composição musical, que aqui é refletida pelo samba e pela arte de sambar...Fato: TUDO SERIA PERFEITO SE A HISTÓRIA NÃO SE REPETISSE
No filme ANJO NEGRO (Produção Capixaba), o Interprete Papo Furado conta sobre o preconceito que vivenciou a não poder participar de uma procissão, por estar vestido de ANJO e ser negro. Agora depois de velho continuam tentando excluí-lo, pelo fato de ser negro; então questionamos: É justo?
CONCLUINDO:
Consciente de nossos princípios adoramos a caracterização, e achamos que precisamos ter um Papo Noel, mais vezes, desde crianças aprendemos que Natal é período de nascimento assim sendo, torcemos para que o sentimento de igualdade tenha nascido em outras pessoas, principalmente as Crianças do Projeto, que tiveram a oportunidade de vivenciar este momento que efetivou outro lado da lado da história, que foi ver uma caracterização de "Papai Noel" mais brasileiro: Negro, com um saco Bornal, bengala usada no dia-a-dia, com roupas mais leve, corpo variando, desta forma quem sabe construiremos a possibilidade de possuir uma opinião mais formada sobre tudo.
URL: rozidesa/psicopedagogias - Graça de Sá - administradora.
27 3222 3822 ou 9867-9546
Nenhum comentário:
Postar um comentário